Inteligência, Futebol e Garrincha

São basicamente sete inteligências em sua teoria: a lógico-matemática (capacidade lógica e de raciocínio científico), lingüística (capacidade do uso da linguagem, seja ela escrita, falada ou através de outro meio), musical (reconhecimento de padrões de tons, incluindo sons do ambiente, e sensibilidade para ritmos e batidas), corporal-cinestésica (movimento físico e o conhecimento do corpo), espacial (capacidade de formar imagens mentais e manipulá-las), interpessoal (habilidade de trabalhar cooperativamente com outros num grupo) e intrapessoal (relacionada aos estados interiores do ser, à auto-reflexão, à metacognição).
Garrincha sem dúvida não possuia nenhum destaque nas inteligências lingüística e lógico-matemática. Teria dito durante a comemoração da conquista dessa Copa: "Campeonatinho mixuruco, nem tem segundo turno!" No entanto, o craque das pernas tornas foi um verdadeiro gênio da inteligência corporal-cinestésica. Inteligência esta que passou desapercebida pela avaliação psicológica da época.
Vale lembrar ainda que, segundo a teoria de Gardner, as inteligências agem de forma integrada. Um alto nível de capacidade na inteligência corporal-cinestésica apenas, por exemplo, não asseguraria a ninguém um sucesso como jogador de futebol. Seria necessário também um bom desenvolvimento da inteligência espacial para realizar bons passes e chutes a gol e também inteligência interpessoal desenvolvida para um bom relacionamento com os companheiros, os adversário e a imprensa. Estas três inteligências agindo de forma integrada provavelmente possibilitariam uma maior chance de sucesso no esporte. Todavia não seria necessário, neste caso, um bom desempenho da inteligência lógico-matemática, por exemplo, com bem demonstrou Garrincha.
Quantos jogadores de nossa seleção atual alcançariam um bom desempenho em uma avaliação de inteligência? Em uma perspectiva tradicional, não se sabe. Agora, se inteligência é a capacidade de resolver problemas e o problema é superar as melhores equipes de mundo sem Garrincha, Pelé e companhia... esperamos que todos.

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...