
Foto:www.timeout.estadao.com.br/alemanha_baden_baden_guia
Baden-Baden (texto de Catarina Serra Lopes, de www.sabado.pt)
Saunas, banhos turcos, massagens, piscinas quentes e frias. São assim as termas de Baden-Baden, na Alemanha. Em estilo renascentista. Para cuidar bem do corpo e da alma.
O nome não é fácil, mas vale a pena decorá-lo: Friedrichsbad, em Baden-Baden, estância no Sul da Alemanha. São as melhores termas do país e da Europa. Datadas de 1877, foram construídas em estilo renascentista e ficam no espaço que era de umas termas romanas.
Entre cúpulas revestidas de talha dourada e colunas de mármore, sucedem-se as várias piscinas, umas de água fria, outras tépidas, outras quentes. Salas de sauna e salas de banho turco, pausa para a massagem, intervalo para jactos de água. Ao todo, cada programa nas termas de Friedrichsbad dura três horas e meia, durante as quais se passa por 17 salas. O escritor Mark Twain, frequentador destes espaços, escreveu: “Depois de 10 minutos esquece-se o tempo, depois de 20 minutos esquece-se o mundo.” E é mesmo assim, entre a primeira e a ultima sala, num ritual quase mágico.
Na fase final, depois de muita água e vapores, há cremes para hidratar o corpo e camas para relaxar ao som de música ambiente. Não adormecer é um desafio.
As águas terapêuticas nascem na montanha de Florentine e são as mais ricas da região. Calcula-se que esta nascente tenha cerca de 17 mil anos. Dela jorram cerca de nove litros por segundo.


No comments:
Post a Comment